Translate

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Purifiquemo-nos de Toda Impureza.


“Tendo, pois ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”.

 II Co 7.1 A


Introdução



    O Senhor deseja que nós nos purifiquemos de toda a impureza, mas o que vem a ser impureza? Segundo o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa impureza é a “qualidade do que é impuro, do que está falto de pureza, do que contém princípios impuros/ Estado ou qualidade do que se acha misturado com substâncias estranhas | Falta de limpeza, de asseio; sordidez.”, ou seja, impurezas são substancia estranhas ao meio ao qual elas estão inseridas, por exemplo, a água que nos bebemos, ela deve ser sem cheiro e sem cor, se ela tiver cheiro ou cor é por que está água é impura, ela não tem pureza, ela esta misturada com outra substância que não deveria estar lá, trazendo para o contexto religioso no qual estamos inseridos, impureza é a mistura de coisas que agradam a Deus com as que o desagradam, é quando você e eu, que já aceitamos a cristo, deixamos de agradar a Deus lutando contra nossos pecados para agradar aos nossos próprios desejos, por isso devemos ter muito cuidado com nossos atos e pensamentos para que não nos tornemos impuros diante do nosso Deus, para entendermos melhor vejamos o que a bíblia nos fala sobre as impurezas tanto da carne como do espírito.

As Impurezas da Carne


    Em Romanos 3:23, o Apostolo Paulo nos informa que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, todos os homens e mulheres que já passaram por está terra, com exceção de Jesus, pecaram e todos os que ainda hão de passar também pecarão, pois o ato de pecar está entranhado em nossa carne por causa da natureza caída do homem, ou seja todos já nascem com está inclinação ao pecado. Deus, por muitos nos amar, encontrou uma forma de refazer a aliança quebrada no éden pelo homem, uma forma de nos limpar, de nos purificar de todas estas substancias estranhas que estão dissolvidas em nosso ser, e esta aliança foi selada com o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, nos dando assim força para nos libertar da escravidão do pecado, não nos livrando completamente de todos os desejos, visto que ainda estamos neste corpo corruptível, mas nos dando poder e graça para que lutemos contra o pecado e tenhamos uma vida em santidade na sua presença, nos desviando do mal e lutando contra os desejos pecaminosos que possam vir a nascer em nossos corações.      
     A nossa natureza pecaminosa nos leva a praticar atos que nos tornam impuros diante do nosso Deus, são estes atos que fazem separação entre nós e Ele, como está escrito no livro do profeta Isaías 59:2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. Amados irmãos tenhamos a certeza que por nós mesmos somos incapazes de agradar e fazer a vontade de Deus, e é somente através da ação do Espírito Santo em nossas vidas que seremos capazes de limpar de nosso ser toda a impureza tanto da carne quanto do espírito, ore e lute para que o sacrifício de cristo na cruz não tenha sido em vão para sua vida, Deus já fez a parte dele nos tornando limpos de toda nossa impureza no momento em que aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, ele nos limpa por completo, mas nos temos a obrigação e o dever de nos mantermos limpos diante do nosso Deus, limpando tanto nossa carne como nosso espírito no temor do Senhor, nos desviando de tudo o que o desagrada. 
    
     A pratica do pecado viola o nosso corpo, violar no sentido de profanar, pois sabemos que o nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo, como nos assegura o apostolo Paulo em 1 Co 6.19, o pecado torna nosso corpo impuro, o senhor nos chamou não para vivermos na pratica do pecado, nem para sermos coniventes com ele, mas para andarmos em santidade, para sermos sacerdotes do Deus altíssimo como nos fala o apostolo Pedro em 1Pe 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido...” Mas quais são estes pecados que tornam o nosso corpo impuro? Todo o pecado que é feito através de meio físico ou todo pecado que nós venhamos a consumar deixa nosso corpo impuro, impróprio para a ação do Espírito Santo de Deus. Amados irmãos o desejo de nosso Deus é que sejamos puros, como nos instrui o apostolo João em sua primeira epístola no capitulo 3 verso 3 "E qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a se mesmo, como também Ele é puro." não que tenhamos capacidade de nós mesmos nos purificarmos por completo, mas certamente temos em cristo Jesus força para abandonarmos todos os atos que desagradam a Deus, nos limpando de toda a impureza afim de agradar o nosso amado mestre Jesus.

                         As Impurezas do espírito


     As impurezas do espírito são aqueles pecados cometidos na esfera do coração muitas vezes o homem consegui controlar seus atos por temer a Deus ou vergonha da sociedade, mas ainda não tem a consciência de que seus pensamentos e desejos tem o mesmo peso do pecado consumado fisicamente. No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus no capitulo 15 verso 11,19 Ele nos diz que “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. Meus amados não se enganem todo pecado se inicia no coração do homem, por isso devemos limpar o nosso espírito para que venhamos a proceder bem, talvez você esteja se perguntando o porquê de vir pensamentos impuros ou desejos impuros no seu coração se já aceitou a cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Há verdade é que enquanto vivermos nesta terra com este corpo corruptível nunca estaremos totalmente livres dos desejos e dos pensamentos que desagradam a Deus e não podemos impedir que eles venham, todavia não devemos alimentá-los para que eles não venham nos consumir e nos escravizar mais uma vez no julgo do pecado. A única forma de vencermos estes desejos é através da ação do Espírito santo em nossas vidas, podemos comparar de forma grotesca esta ação como a reação causada na água de uma piscina quando colocamos cloro nela, ao colocar cloro em uma piscina após um dia inteiro de uso o efeito esperado é que toda a sujeira da piscina se precipite no chão não mais estando dissolvida em toda água, quando aceitamos a cristo e deixamos o Espírito Santo agir ele fará em nós o mesmo que o cloro faz na água da piscina, toda a sujeira diluída em nosso ser será facilmente identificada e facilmente poderemos nos limpar e nos tornarmos puros para o nosso Deus. Saibamos que os pecados da alma são tão ou até mais perigosos do que os pecados consumados fisicamente, pois os pecados do coração somente Deus e nós podemos contemplar. Não permita que em seu coração nasça os frutos da Inveja, contenda, maledicência, adultério, fornicação, mentira, fofoca, irá e muitos outros que sabemos que desagradam a Deus. Guarde o seu coração para que ele não se contamine com coisas que desagradam a Deus e se por algum motivos você estiver com a sua alma impura reconcilie-se o quanto antes com Deus e peça para que Ele lhe ajude a vencer estes desejos pois é somente através da ação do Espírito Santo que o homem é capaz de vencer e abandonar o pecado. Não se esqueça, “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” Lucas 6:45. 

 Dc Jonas Rocha
 AD Serviluz   
Postar um comentário